18 de abr. de 2013

2 ° Lição - Aos Pés de Jesus

Depositados  aos pés de  Jesus


No evangelho de Mateus, capítulo 15, versículo29, lemos:
“Partindo Jesus dali, foi para junto do mar da Galileia; e, subindo ao monte, assentou-se ali. E vieram
a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos e os largaram
junto aos pés de Jesus; e ele os curou. De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam,
os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel.”
(Mateus 15.29-31.)
Existem pessoas que são consideradas fardos. Eu não sei explicar muitas coisas, mas é tão triste quando
um ser humano é considerado peso para a família, amigos... Não apenas na nossa cidade, mas no Brasil e no mundo afora, é possível informar-se sobre os inúmeros casos de mães, que após darem à luz a seus filhos, os abandonam como se fossem objetos descartáveis. Isso porque essas mulheres consideram seus bebês como peso, alguém que vai atrapalhar suas vidas. E assim sendo os descartam em lagoas, córregos, caçambas] de lixo, portas de casas entre tantos locais. No verso 30
de Mateus 15, está escrito assim: “E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos e os largaram junto aos pés de Jesus; e ele os curou.” Note que todos estes foram largados aos pés de Jesus.

A expressão “largado” causa um sentimento ruim. Obviamente não é nada bom ser
largado por alguém em algum lugar. E normalmente só se é largado o considerado fardo. E no caso dessas
pessoas do texto que acabamos de ler, podemos notar que elas tinham alguma característica que a sociedade de certa forma rejeita: “Coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos.” Mas ao contrário dos bebês que são abandonados pelas mães em locais os mais indevidos, as pessoas deste texto sagrado foram abandonadas, largadas no melhor lugar para alguém estar, aos pés de Jesus. Aos pés de Jesus podemos encontrar a paz, a alegria, a cura, a libertação, o refrigério, a salvação! E
tudo isso as pessoas de Mateus 15, a partir do verso 29, encontraram; “Ele os curou.” Jesus não perguntou para esses enfermos porque eles adoeceram.
O questionamento dele não era filosófico, para saber o motivo de determinadas razões. Certamente você não pode enumerar as vezes que colocou aos pés do Senhor situações
difíceis, problemas, enfermidades porque sabia que não havia outro lugar para depositá-los a não ser
nos pés do Senhor. Jesus não se preocupa com os motivos porque Ele os conhece. Jesus deseja libertar uma vida de tudo aquilo que a aprisiona.
É verdade que hoje encontramos muitos coxos, não somente no sentido literal, pois coxo é aquele que
tem alguma deformidade. Existem milhares de pessoas coxas no caráter, na verdade, no amor, na compaixão.
Nessas existe a ausência de algo. Algumas talvez não sejam cegas fisicamente, mas cegas das escolhas, elas
não sabem para onde vão. Pessoas que estão vivendo sem rumo, sem direção, sem propósito. Outras, não
são mudas, contudo, não sabem dialogar, não conversam.
Podem ser pais que não conversam com os filhos, esposas que não conversam com os maridos,
irmãos que não conversam entre si. “E outros muitos”, nos diz o texto. Nós não sabemos o que estes outros
tinham ao certo, mas podemos acreditar que também eram tidos como fardos e pesos. Mas como disse,
Jesus não estava interessado em como eles eram, estavam, mas como poderiam ficar. Jesus Cristo nunca
desprezou ninguém. Por isso, leitor precioso, algo que você sempre precisa guardar no coração é o valor
que Ele nutre por você. Ninguém o ama mais do que Ele. Mas pode ser que você ainda não tenha se dado
conta disso, e há um sentimento latejando em sua alma porque muitos o consideram fardo. Dizem isso
sobre você pelo fato de estar desempregado, ou de não ter tido sucesso na escola ou simplesmente por
não realizar o sonho que a pessoa sonhou para ela e quis que você o realizasse. Não sei, esses são alguns
motivos hipotéticos, mas seja qual for, ele é suficiente para magoar, ferir, aprisionar uma pessoa. Existem
lares destruídos porque o marido fala para a mulher que ela é imprestável. Outros porque o pai ouviu dos
filhos que ele é um peso, e depois o levaram para um asilo, e não o colocaram aos pés de Jesus. Todas essas situações que podem ser reais em alguma família poderiam ser diferentes se depositadas aos pés de
Cristo. Todas elas poderiam, e podem, ser restauradas. Aos pés de Jesus aqueles que são considerados um
peso se tornam leves. Eu fico a imaginar o que pode ter acontecido com as pessoas que foram largadas
aos pés de Jesus ao encontrarem com aqueles que as abandonaram. Saiu de casa paralítico? Voltou para
casa andando. O cego entrou em casa enxergando e fazendo comentários do que estava vendo. O outro
que não tinha perna chegou em casa andando.
Aquela que era muda chegou diante do portão e gritou onome de um ente querido. Enfim, qual deve ter sidoo impacto dessas pessoas voltando para suas casas, uma vez que foram largadas aos pés de Jesus? “Lembrar- se-ão do Senhor e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações.” (Salmo 22.27.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário